por admin última modificação 13/12/2017 09h18
História sobre município Acantil-PB

Segundo o historiador alcantilense, João Bosco Barbosa Filho, os primeiros moradores de Alcantil foram os índios cariris,[7] assentados no aldeamento no lugar denominado Poço da Pedra do Altar, conforme pode ser atestado por Inscrições gravadas com tinta vermelha na mata. Este aldeamento localizava-s à margem esquerda do Rio Paraíba.

Por volta de 1850, intensificou-se o povoamento da região, sobretudo por mestiços e negros, provindos do Sertão paraibano, Rio Grande do Norte e do litoral de Pernambuco. A primeira igreja, datada de 1876 e dedicada a Nossa Senhora da Piedade, foi construída no sítio Piedade, construída por uma família potiguar, chamada de Beatos.

Já no ano seguinte foi concluída a Igreja de São José, no sítio Pedra Bonita, construída por uma negra oriunda dos canaviais pernambucanos.

O distrito foi criado com a denominação de Alcantil, pela lei estadual nº 424, de 28 de outubro de 1915, subordinado ao município de Cabaceiras. Com o nome de Serra Bonita, Alcantil permanecia distrito de Cabaceiras, em 1938. Em 1948, passou a chamar-se Alcantil. Com emancipação do município Boqueirão (então denominado de Carnoió), Alcantil passou a ser distrito deste município, de acordo com a lei estadual nº 2078, de 30 de abril de 1959. Em 1994, foi emancipado pela Lei nº 5.926 de 29 de abril do mesmo ano, constituído do distrito sede. O município foi instalado em 1 de janeiro de 1997.

Geografia

Sua sede está às margens da BR-104, a meio caminho entre Campina Grande e Caruaru. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2008 sua população era estimada em 5.239 habitantes. Área territorial de 305 km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[8] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município está inserido na unidade geoambiental das Superfícies Dissecadas Diversas, com relevo bastante movimentado, moderadamente dissecados, com solos pobres e rasos, exceto nos vales estreitos e profundos. As altitudes variam 300 e 700 metros. A vegetação é composta por Floresta Caducifólia, Cerrado e Caatinga.[9]

Alcantil encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, na Região do Médio Paraíba. Tem como principais tributários são o rio Paraíba, e os riachos: Canudos, Quixaba, de Santo Antônio, Jucá, Ramada, Açude Novo, Salgado, Bonitinho, dos Pinhões e da Cruz, a maioria de regime intermitente.

Simbolos

Brasao Alcantil